ATMOSFERA DO PLANETA SATURNO

 


A atmosfera de Saturno é composta principalmente por hidrogênio molecular (H2) e hélio (He), que representam cerca de 96% e 3,25% da atmosfera, respectivamente. O restante é composto por uma pequena quantidade de metano (CH4), amônia (NH3), vapor d'água (H2O), acetileno (C2H2), etano (C2H6) e outros hidrocarbonetos.

A camada mais externa da atmosfera de Saturno é chamada de tropopausa, localizada a uma altitude de cerca de 60 km acima da superfície do planeta. Nessa região, as temperaturas são extremamente frias, chegando a aproximadamente -140 °C.

Acima da tropopausa, existe a camada estratosférica, que se estende até cerca de 400 km de altitude. Nessa região, as temperaturas começam a aumentar gradualmente, atingindo valores próximos a -90 °C. A estratosfera de Saturno é conhecida por apresentar um fenômeno atmosférico marcante chamado de "hot spot" (ponto quente), uma região de temperatura mais elevada do que o restante da camada.

Na parte superior da atmosfera de Saturno, acima da estratosfera, encontra-se a região termosférica. Nessa camada, as temperaturas começam a subir novamente devido à absorção da radiação ultravioleta do Sol. No entanto, devido à distância do planeta em relação ao Sol, as temperaturas na termosfera são ainda bastante baixas, atingindo cerca de -170 °C.

A atmosfera de Saturno também é conhecida por apresentar uma série de fenômenos meteorológicos, como tempestades e padrões de nuvens distintos. Uma característica notável é a Grande Mancha Branca, uma tempestade de longa duração que ocorre na região polar do planeta.

Além disso, a atmosfera de Saturno é constantemente afetada pelos ventos. Os ventos em Saturno são conhecidos por atingir velocidades muito altas, chegando a mais de 1.800 km/h em algumas regiões. Esses ventos criam faixas distintas ao redor do planeta, sendo as faixas mais claras conhecidas como zonas e as mais escuras como cinturões.

Em resumo, a composição da atmosfera de Saturno é predominantemente composta por hidrogênio molecular e hélio, com traços de metano, amônia e outros hidrocarbonetos. A atmosfera é caracterizada por temperaturas extremamente frias, eventos meteorológicos marcantes e ventos poderosos.

Comentários

Postagens mais visitadas